OS 70 ANOS DE GÉRSON, O CANHOTINHA DE OURO

6 comments

Posted on 3rd janeiro 2011 by Profº Izaias in Botafogo Memória |Flamengo Memoria |Fluminense Memória |Futebol Memória |São Paulo Memória

, , , ,

Por Izaias Nascimento

 

GÉRSON – O CANHOTINHA DE OURO – 70 ANOS DE VIDA

 

O Instituto Mais Memória congratula o ídolo do futebol brasileiro GÉRSON DE OLIVEIRA NUNES - canhotinha de ouro – pela passagem de seu aniversário.  GÉRSON nasceu em Niterói em 11.01.1941, portanto estará completando 70 Anos de vida.

GÉRSON foi ídolo de quatro grandes clubes do futebol brasileiro.  Começou sua carreira no Flamengo, onde conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1961 e o Campeonato Carioca de 1963. 

Em seguida transferiu-se ao Botafogo, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 1968, as Taças Guanabara de 1967/1968, os Torneios Rio-São Paulo de 1964 e 1966 e os Campeonato Cariocas de 1967/1968.

Antes da Copa de 70, em 1969, transferiu-se ao São Paulo, onde conquistou o bicampeonato paulista de 1970 e 1971.  Foi vice-campeão brasileiro pelo clube paulista em 1971.

Retornou ao futebol carioca, onde conquistou seu quarto título carioca, através do Fluminense em 1973, com um time formado por jogadores experientes como Félix, Marco Antônio, Assis, Cafuringa, Manfrini, Dionízio,  mesclados com jovens talentos como: Cleber, Pintinho, Rubens Galaxie, Marquinhos e outros.

 Pela Seleção Brasileira disputou as Copas do Mundo de 1966 e 1970.  Disputou 70 jogos pelo Brasil. No México, sagrou-se tricampeão mundial de futebol, comandando o denominado time dos sonhos.

Depois da carreira de jogador, notabilizou-se pela carreira de comentarista esportivo, atuando na Rádio Gobo do Rio de Janeiro, na equipe de José Carlos Araújo, como princpal comentarista da emissora. Atua também no Programa Jogo Aberto da Rede Bandeirantes de Televisão, com José Carlos Araujo e Gilson Ricardo.

Gérson ¨Canhotinha de Ouro¨ desenvolve também projetos de grande alcance social, principalmente na cidade de Niterói, resgatando jovens para a prática do esporte.  As escolinhas de futebol dão um brilho fundamental a vida do ex craque, pois proporciona esporte, saúde e educação para milhares de jovens daquela região.

GÉRSON UM GRANDE DE EXEMPLO DE JOGADOR, DE HOMEM DE FAMÍLIA E DE SER HUMANO PREOCUPADO COM A SOCIEDADE.

BOTAFOGO EM 1964 – COM MANGA, NILTON SANTOS, JAIRZINHO, GARRINCHA E ZAGALO

ESTILO CLÁSSICO E PESSOAL – NUNCA HOUVE UM JOGADOR COMO GÉRSON – LIDERANÇA E VISÃO DE JOGO

PASSAGEM VITORIOSA EM QUATRO SUPER EQUIPES - Flamengo (61/63), Botafogo (64/69), São Paulo (69/71) e Fluminense (72/74).

INÍCIO DA CARREIRA NO FLAMENGO – 1962

Imagem:Flamengo1962.jpg

 

Final do Campeonato Carioca de 1967 – Capitão do Botafogo na foto com Ubirajara Motta, capitão do Bangu.  Final 2-1 Botafogo com gol de Gérson.

O MELHOR BOTAFOGO DE GÉRSON – 1967/1968- Em pé: Moreira, Cao, Zé Carlos, Leônidas, Carlos Roberto e Valtencir.  Agachados: Rogério, GÉRSON, Roberto, Jair e Paulo César Caju.

DUELO NOS ANOS 60 COM O SANTOS DE PELÉ

A ENTRADA TRIUNFAL COM A CAMISA ALVINEGRA

ROTINA DE TÍTULOS – LÍDER, CAPITÃO E JOGADOR DECISIVO

O ATAQUE INESQUECÍVEL DO BOTAFOGO 67/68-ROGÉRIO, GÉRSON, ROBERTO, JAIR E PAULO CÉSAR. 

SÃO PAULO 1969 – UM NOVO TEMPO – ROTINA DE TÍTULOS-FOTO COM ROBERTO DIAS

CAMPEÃO PAULISTA 1970

JOGO DAS FAIXAS DE 1970

 

ELENCO DO SÃO PAULO – 1970

FLUMINENSE CAMPEÃO CARIOCA EM 1973- Félix, Toninho Baiano, Brunel, GÉRSON, Assis e Marco Antônio.  Agachados: Cafuringa, Mazinho, Cleber, Gil e Carlos Alberto Pintinho.

 

ENCONTRO DE CRAQUES – FLU X VASCO – DUELO COM DINAMITE

TRICAMPEONATO MUNDIAL NO MÉXICO – JOGADOR DECISIVO

GÉRSON NÃO PERDIA DIVIDIDA -NA FOTO JOGO CONTRA A ITÁLIA EM 70 – JUNTAMENTE COM BRITO

 

NA RÁDIO GLOBO – LÍDER DE AUDIÊNCIA

 EQUIPE DO JOGO ABERTO NA REDE BANDEIRANTES

Gérson Canhotinha de Ouro, a acadêmica em jornalismo Alyssa Gomes, Gilson Ricardo e José Carlos Araújo, durante apresentação do programa Jogo Aberto Rio, da TV Band.

INSTITUTO MAIS MEMÓRIA

RESPEITO À HISTÓRIA.  RESPEITO AO BRASIL.

  

6 Comments
  1. Pedro de Carvalho Soares says:

    Parabéns Gérson,você me deu muitas alegrias vestindo as camisas do meu Botafogo e da Seleção Brasileira. Vida longa Canhotinha.

    3rd janeiro 2011 at 18:42

  2. Junior says:

    Fala aew Gérson Canhotinha de Ourooo

    Feliz aniverssárioooo !

    Que deus te abençoeee !

    E que vc seja sempree FLUZÃOO !

    TAMOS JUNTOSS TRICOLOOR !

    FLUMINENSEE CAMPEÃO 2010

    3rd janeiro 2011 at 19:01

  3. Profº Izaias says:

    Boa noite Professor Izaias, gostaria de lhe agradecer a lembrança pelo aniversário do meu pai.Patrícia e equipe ICO.

    3rd janeiro 2011 at 22:04

  4. Da says:

    Parabéns Gerson Canhotinha! Muito obrigado pelo espelho que você sempre foi e pelos 5 titulos que levou para dentro de General Severiano. Imagina se fosse Botafoguense… Serião 10 canecos!

    3rd janeiro 2011 at 8:30

  5. sandro barony says:

    valeu canhotinha feliz niver vc e familia e sempre devendendo o nosso FLUZÃO gosto muito do seu jeito de trabalha.

    3rd janeiro 2011 at 23:19

  6. jairo lima says:

    Gerson de Oliveira Nunes… Parabéns e muitos anos de vida. Que Deus abençoe vc e toda sua familia

    Gerson, lembra do golaço que vç fez no (Aranha Negra – RUSSIA), de pé direito???
    Sabe quem faz igual??? Ninguem na terra dos vivos. Sua esquerda é de ouro, sua direita é diamante que ilumina sua classe e enaltece sua liderança. Sabe qual a maior gloria do REI Péle???, Ter jogado com magestades como:
    “GARRINCHA, DIDI e GERSON” Sabe porque jogadores como voçes são excessões??? É porque na naturalidade da genialidade que possuiam, o impossivel se tornava possivel, no instante que bola chegava até vossos pés.

    3rd janeiro 2011 at 20:28

Deixe um comentário