ZINHO E ANDRADE – OS JOGADORES QUE MAIS VENCERAM CAMPEONATOS BRASILEIROS.

2 comments

Posted on 19th maio 2011 by Profº Izaias in Flamengo Memoria |Palmeiras Memória |Santos Memória

, , , , , ,

Por Izaias Nascimento

ZINHO E ANDRADE – MAIORES VENCEDORES DE CAMPEONATOS BRASILEIROS –

O Instituto Mais Memória na semana de estreia do campeonato brasileiro de 2011, em sua 40ª edição, homenageia os jogadores que mais venceram a competição na versão empreendida após 1971.

Zinho – tetracampeão mundial em 1994 nos EUA e  Andrade são os jogadores que conquistaram o maior número de títulos de campeonatos brasileiros.

Zinho – cujo nome é Crizam César de Oliveira Filho, nasceu na cidade de Nova Iguaçu/RJ, em 17 de junho de 1967. Iniciou sua carreira nas divisões de base do Flamengo e subiu para o time principal em 1986.  Em seu primeiro ano conquistou o campeonato carioca.

Mas foi em 1987 que ZINHO começou sua trajetória de grande vencedor.  No time comandado pelo técnico Carlinhos, o Flamengo conquistou seu quarto título brasileiro, sob a batuta de Zico, Renato Gaúcho, Lenadro, Edinho e Bebeto, o jovem ponta-esquerda se destacou colocando sua primeira estrela no peito.

Em 1992 supreendentemente o Flamengo conquistou seu quinto título brasileiro, agora com Zinho já veterano do time, porém com o também veterano Júnior comandando aquele título. São Paulo e , Vasco da Gama e Botafogo eram os grandes favoritos. Foi um time formado na base do Flamengo, que havia conquistado a Taça São Paulo de Futebol Juniores, com jogadores promissores como Junior Baiano, Marquinhos, Djalminha, Marcelinho Carioca, Nélio e Paulo Nunes.  Além de Junior, tinha os experientes Gilmar (goleiro), Wilsom Gotardo, Charles Guerreiro e Uidemar. O técnico novamente foi Carlinhos.

Zinho se transferiu ao Palmeiras e conquistou o bicampeonato brasileiro, nos anos de 1993 e 1994 (Zinho foi tricampeão seguido) sob o comando de Wanderley Luxemburgo.  O time formado com o patrocínio da Parmalat (empresa multinacional italiana), comprou vários jogadores e formou um time extraordinário, com destaque para a importante participação de Zinho.

Palmeiras 93/94: Destaque para Zinho, Rivaldo, Evair, Edmundo, Evair, César Sampaio, Veloso, Cleber e Antônio Carlos. Um time de craques.

Zinho no Palmeiras conquistou seu terceiro e quarto títulos brasileiros.

Seu quinto título veio em 2003 sob o comando novamente de Wanderley Luxemburgo.  Já veterano, não era titular, porém participou da maioria das partidas, em razão de sua qualidade e experiência.  O título no Cruzeiro de Alex (na época o melhor jogador) foi seu canto de cisne.

ANDRADE – é o outro recordista de títulos com cinco conquistas.  Senque que as primeiras quatro foram com o Flamengo e aquinta com o rial Vsco da Gama.

Jorge Luís Andrade da Silva, nasceu em Juiz de Fora em 21 de abril de 1957. Começou nas divisões de base do Flamengo e começou de fato sua trajetória no final dos anos setenta.  Seu primeiro título foi na reserva de Carpegianni no título de 1980.  Jogava de primeiro volante ou armador no time comandado por Zico & Cia.

Conquistou seu segundo título em 1982, quando o Flamengo ganhou na final do Grêmio por 1-0 no Olímpico.  Já era titular absoluto. O time mantinha a base de 1980, com Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior. Andrade, Adilio e Zico, Tita, Nunes e Lico.

 

Em 1983 seguiu a carreira vitoriosa de Andrade com a conquista de seu terceiro título.  O Flamengo praticamente seguia com seu time sem grandes modificações.  O técnico era Carlos Alberto Torres.  Subiram da base Bigu, Julio César e Eler.  O centro-avant foi Baltazar.  Andrade jogou a maioria dos jogos.

Em 1987 Andrade na condição de titular absoluto conquistou seu quarto título brasileiro pelo Flamengo. Zico voltara da Itália e praticamente somente ele e o galinho pertenciam ao time que conquistou os títulos de 1980 a 1983. O técnico foi Carlinhos. Foi o único título em que os recordistas Andrade e Zinho estavam na mesma equipe.

Andrade foi vendido a Roma da Itália e quando retornou ao Brasil, atuou pelo Vasco da Gama no ano de 1989, quando conquistou seu quinto título brasileiro.  Não ea titular, mas fez inúmeras partidas na competição.  O grande jogador do Vasco na época era seu ex-companheiro de Flamengo Bebeto.

Time titular do Vasco.

.

 Elenco do Vasco da Gama de 1989. Em pé: um membro da comissão técnica, Ademar Braga, o técnico Nelsinho Rosa, Acácio, Márcio, Marco Aurélio, Quiñonez, Régis, dois jogadores não identificados, Oliveira, Ayupe, ANDRADE, Célio Silva, Luiz Carlos Winck, dois dirigentes e Eurico Miranda. Agachados: um outro membro da comissão técnica não identificado, Alcir Portela, Zé do Carmo, Tita, Vivinho, um jogador não identificado, Sorato, outro jogador não identificado, Boiadeiro, Mazinho, Sony Anderson, Tato, Bismarck, William e Cássio.

Com o reconhecimento pela CBF dos títulos dos Torneios Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil como campeonatos brasileiros, jogadores como Pelé, Ademir Da Guia e César Lemos ficam no mesmo patamar de Andrade e Zinho.

Pelé conquistou os títulos do campeonato brasileiro de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968 (verdadeiro recordista).

Ademir da Guia e César Lemos “maluco” conquistaram os títulos dos campeonatos brasileiro de 1967 (2), 1969, 1972 e 1973.

Portanto, temos cinco recordistas, em epoca diferentes.  Dos cinco recordistas, somente Andrade não jogou Copa do Mundo. Pelé e Zinho foram campeões mundiais pela Seleção Brasileira e Andrade é o único que se tornou técnico de futebol, conquistando o título de campeão brasileiro em 2009 pelo Flamengo.

INSTITUTO MAIS MEMÓRIA

RESPEITO À HISTÓRIA-RESPEITO AO BRASIL

2 Comments
  1. Filipe says:

    Você esqueceu do Amaral

    Venceu em 93/94 com o Palmeiras
    Venceu em 98/99 com o Corinthians
    Venceu em em 2000 com o Vasco da Gama

    Abs

    19th maio 2011 at 15:07

  2. wilcker says:

    ja ia falar tambem mas o amigo Filipe falou ali em cima o Amaral ganhou 4 tambem

    19th maio 2011 at 12:29

Deixe um comentário